Sobre nós

O Instituto Yrê Projetos Sociais e Culturais, fundado em 20 de novembro de 2010 - Dia da Consciência Negra -, é uma associação sem fins econômicos, que terá duração por tempo indeterminado, com suas ações iniciais desenvolvidas apenas no município de Coroatá.

O principal objetivo do Instituto Yrê é a promoção da inclusão social, cultural e econômica, com ênfase na promoção e no desenvolvimento humano, bem como o voluntariado e ações ambientais em favor do Rio Itapecuru. A organização é formada por jovens dos diversos movimentos sociais e profissionais que queiram contribuir com a construção de um mundo mais justo e solidário.

Missão:

Promover a inclusão social, cultural e econômica de crianças, adolescente (bem como seus familiares) oriundos de comunidades populares coroataenses (periferias), com ênfase na promoção e no desenvolvimento humano, o voluntariado e ações ambientais.

Por que Yrê?

Yrê é Irê = Bondade na língua Iorubá.

O iorubá ou ioruba (Èdè Yorùbá, "idioma iorubá") éum idioma da família linguística nigero-congolesa, e é falado ao sul do Saara, na África, dentro de um contínuo cultural-linguístico, por 22 milhões a 30 milhões de falantes.

A língua iorubá vem sido falada pelo povo iorubás há muitos séculos. Ao lado de outros idiomas, é falado na parte oeste da África, principalmente na Nigéria, Benim, Togo e Serra Leoa.

No continente americano, o iorubá também é falado, sobretudo em ritos religiosos, como os ritos afro-brasileiros, onde é chamado de nagô, e os ritos afro-cubanos de Cuba (e em menor escala, em certas partes dos Estados Unidos entre pessoas de origem cubana), onde é conhecido também por lucumí).

Os iorubás chegaram ao Brasil muito depois dos Bantos e levaram uma vida escrava menos agressiva que estes. Prestaram serviços em que tinham oportunidade de viverem mais em contato com as classes livres dos centros mais desenvolvidos, como Salvador, Recife e outras cidades que foram surgindo. Algumas palavras de origem dialética do povo iorubá ainda fazem parte do vocábulo português, sendo usadas constatemente.

Fonte: Wikipédia - A Enciclopédia Livre 

Conheça o nosso Estatuto Social, clicando aqui.

Contatos: (99)81050344 ou pelo e-mail institutoyre@hotmail.com.